quinta-feira, setembro 29, 2005

"Ein neuer Anfang" oder "Auf den Hund Gekommen"?

Os alemães são famosos tanto por reunirem, em um só país, a maior potência européia e uma das ex-repúblicas comunistas quanto por serem o país-sede da próxima Copa do Mundo. Mas o que tem posto os germânicos (outro adjetivo que caracteriza quem nasce por lá) em evidência é a luta de Angela (pronuncia-se anguela, por favor) Merkel (a senhora da foto acima), que nasceu em Hamburgo, mas morou a maior parte da vida na Alemanha Oriental; e Gerhard Schröder, nascido e criado em Hannover nos moldes capitalistas alemães pós-Hitler -- pelo posto de Bundeskanzler, ou em bom português: chanceler Federal.

Merkel começou bem e deixou Schröder bastante distante de continuar no cargo. Porém nem tudo que é bom dura eternamente, por isso Merkel, coitada, começou a despencar nas pesquisas eleitorais devido a alguns debates em que acabou perdendo ou saindo sem a moral de poder ser a futura salvadora dos empregos e da economia alemã, ambos, em baixa.

No dia 28 de agosto houve o pleito eleitoral e Merkel ganhou. Ela não pôde, porém, declarar-se vitoriosa, já que no sistema eleitoral alemão o partido vencedor tem que ter maioria para poder governar. O partido dela, o CDU (Cristlich-Demokratische Union) obteve somente duas cadeiras a mais do que o partido de Schröder, o SPD (Sozialdemokratische Partei Deustschlands) -- uma diferença muito pequena. Tudo poderia se resolver em uma coalisão dos dois partidos, mas é aí que a história ganha corpo de encrenca pelo poder, já que só há um país, logo só poderia haver um chanceler e ambos, é claro, querem o posto. A última chance de Merkel será no domingo próximo quando um colégio eleitoral de Dresden (na sua ex-Alemanha Oriental) que não teve eleições no dia 28, irá tê-las. Se ela (cujo lema era Ein neuer Anfang [um novo começo]) não conseguir a maioria, vai acabar "ficando na miséria" ou em bom alemão: "Auf den Hund gekommen", que ao pé-da-letra seria algo como "do cachorro vir (surgir)". Não seria tão anormal, não é que ela lembra um bulldog!

Filipux, o internacionalista.

7 comentários:

- disse...

Sim, ela me lembra o Fofão (aquele palhaço idiota, visto, também, nas caixas de chocolates...).

Alfaia, lembrando da infância dos anos 80.

Anônimo disse...

Eu não votaria nela só por causa dessa cara de Fofão.

Mateus

- disse...

Não, ela não tem cara de fofão.

O Autor.

Anônimo disse...

Fofão, ahahahaha.

Cauduro

Anônimo disse...

É claro que ela tem cara de Fofão :)

.:Tái:.

- disse...

Ah, eu queria saber uma coisa do PUX: Por que você colocou o título do texto em preto?

Algum código?

Alfaia, o interrogativo.

- disse...

Era algo assim, mas não é mais.

Scheisse!

Filipux, o que faz e não entende.