terça-feira, maio 09, 2006

Do sentimento da derrota

Esses dias eu li aqui pelas esquinas de Genebra um texto do meu camarada Alfaia.
Achei o texto muito adequado, não só pelo fato de ser meramente bom, como também por me identificar totalmente com ele.
No momento, o meu camarada Alfaia falava do sentimento de escrever, ou do sentimento no momento do escrever.
No momento, ele estava com aquele risinho plácido e sossegado de quem está com o serviço cumprido antes do horário previsto.
No momento, ele estava feliz simplesmente e com a simplicidade do que se passava na vida dele.

Chegava a dar medo.

A gente tem medo de estar feliz?
No momento, é como não estou.
Outro disparate, porque minha cabeça está tão abarrotada que não consigo externar organizadamente o que sinto ou o que ajuízo. Nesses momentos de tristeza contínua eu geralmente escrevo coisas interessantes. Não hoje.
Eu poderia jogar um poemete trivial e ordinário aqui pra atalhar espaço. Tirar o belo texto da Renata do topo do blogue. Hei de frisar que entre um poema barato e este textinho banal não há tanta diferença assim. Talvez nenhuma.

É, eu poderia, mas não daria aquele sorrisinho sereno de quem está com o serviço cumprido. Aquele mesmo do Alfaia de outrora (que ele ainda esteja, e assim permaneça).
Mas é assim que me sinto. Cansado, como quem nadou até arfar o peito e na praia morreu. Talvez não tenha tentado o suficiente. Talvez não tenha sido satisfatório, e provavelmente não o fui.
Mas assim me cabe melhor aceitar a derrota.

7 comentários:

Anônimo disse...

Já reparaste que tu tens uma leve tendência auto depreciativa;
mesmo que o texto seja bom.

Anônimo disse...

(A 1° afirmativa, na verdade é uma pergunta).

Anônimo disse...

Momentos "Down",
tava mais acostumado
com isso, qnd lia os
meus textos,
não o de vocês.
O q anda acontecendo?
E, a conclusão de
que os melhores
textos são feitos,
quando se está
muito triste,
é vero.
A pressão às vezes
ajuda também.
[]'s
se cuidem

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Cara, eu também acho que escrevo melhor quando estou triste. Sei lá, talvez por ter mais facilidade. Certas vezes tenho dificuldade de escrever, seja sem ou com pressão.
Mas liga não, seu dever ainda assim está cumprido. Muito bom.

ALF

Alfaia disse...

Você desfiou o texto do tal Alfaia. E bem desfiado. Era um sorriso plácido de quem anda simplesmente despreocupado com o mundo. De quem conseguiu entregar a tarefa antes do final do expediente.

Você relembrou meus tempos de outrora. Dor de mundo, eu costumo dizer. Eu gosto dela, mas nem sempre. Dá pra entender?

Dores de mundo nos fazem escrever, fatalmente, coisas boas, como no seu caso. Porque faria muita diferença um poemete banal pra um texto como esse!

Pra mim fez!

Anônimo disse...

Oh céus: A vida bela, e o paraíso um comprimido!

=)

Não se reprima!

XD

=****

Anônimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»