quarta-feira, dezembro 21, 2005

Las Vegas! Las Vegas!

Dia 03 de novembro é uma data determinante. Pois, é após (paranomásia) o dia dos Finados (anacoluto), que o comércio dá um longo suspiro branco (sinestesia) e um leve sorriso: vai começar a véspera do Natal! É o que eu chamo de sentimento Las Vegas -- algo belo e brega (paradoxo) em dois extremos e decorações coloridinhas, presépios (coloridinhos), papais-noel e um monte de gente comprando e enfrentando, como se no meio de uma selva (paradoxo) imensamente (hibérbole) fechada (metáfora) e através de empurra-empurra, as maratonas (metonímia) diárias de compras --, ou seja, o capitalismo selvagem em seu mais puro significado.

É nessa época que todos ficam mais sensíveis e se derretem quando vêem algo que remete a luzes, logo compras. E é também a partir da época do dia dos Finados (precisamente após Ações de Graça) que (analepse) na Terra do Tio Sam (antonomásia), os americanos (antítese) se arranham, se batem, se (anáfora) matam (gradação) por um presente quando as lojas abrem e dão -- graças a Deus! (apóstrofe) -- pela existência do Natal. Afinal, poderão gastar o que têm a mais: dinheiro. E Dinheiro (prosopopéia) é um ser muito presado, ã? É a diferença entre os países que têm mais grana e os que não se podem garantir de tal (eufemismo). O resto (zeugma) é o mesmo.

"Por que tantas figuras de linguagem, Filipe (metalinguagem)?"

É uma tentativa, um tanto fracassada (ironia), de decorar -- como tantos fazem no Natal -- o texto natalino (redundância).

E Roberto Carlos e papai-noel só vêm no Natal (trocadilho).

Feliz Natal! Hohohohoho (onomatopéia)!

16 comentários:

Anônimo disse...

Hehehehe!!(onomatopéia)

Já pensou em fazer curso de Decoração?{ironia [eu acho... (ironia)]}
Estética maravilhosa (hipérbole) para retratar (metáfora) algo tão sem conteúdo como as "datas comemorativas" (aspas é só coisa de gente chata mesmo). Mas, se podemos comer bem e ganhar presente num dia em especial, porque não fazê-lo? (não é nada mais do que cinismo de uma cômoda capitalista).

=D

Me rendeu boa risada (truísmo)

- disse...

Truísmo??? Hahahahahahahahahaha! (onomatopéia?)
Porra! (interjeição?)

Filipe, eu também preparo um texto sobre essa data comemorativa!

Me aguarde! (ameaça!)

Alfaia, comendo pannetone e tomando Coca-Cola! (além de ironia, alguém vê algo mais nesse meu comentário?)

Anônimo disse...

Não entendi alguns desses aí, não.

Alexandre Lucio Fernandes disse...

hum... uma crítica bastante pesada... mas soube impor um comentário "legal" a respeito dessa data especial.
um texto tão sutil quanto um gladiador, dos tempos de roma.

bravo, bravo...

nem as metáforas do lula me deixaram tão emocionado, espero chorar rios de lágrimas na próxima vez...

ALF (com uma dor de matar na garganta)

Anônimo disse...

Várias indicações de figuras de linguagem erradas. Indicação de paradoxo onde há uma comparação, metáfora onde não há metáfora alguma coisa, etc... enfim, que é isso, Lips?

Sem contar que chega uma hora que -- ai -- fica chato. E eu não usei eufemismos para dizer isso.

Mas a pequena ponta de interesse (bem pequena) que pôde surgir, com esse texto, foi a de notar certa preocupação sociológica e psicológica. Se você aperfeiçoar isso renderá textos interessantes.

Mesma coisa que o texto da veja, só que este, ruim.

E os comentários aí acima hein? Bizaaaaaaarros!

ho ho ho.

Anônimo disse...

ALF seria ALFAIA?

aliás, por falar nisso, por onde anda Alfaia?

- disse...

Nãoo!
ALF não é Alfaia não!
Eu não vejo nada de bizarro no meu comentário, Sr. Rodrigo!
E dessa vez eu não quero comprar briga não!
Mas se você analisar, de verdade, o meu comentário não tem opinião alguma a respeito do texto do Filipe!

Ah, eu ando aqui!

Alfaia, puto!

- disse...

Sempre na festa de Natal há um familiar que bebe, bebe e se torna incoveniente (ele pode não sê-lo quando sóbrio). Estraga todo o espírito natalino. No mundo virtual a incoveniência existe também...

Ih, eu acho que no final da "mensagem de natal", eu criei um eufemismo, ou um polissíndeto. Bosta, não sei usar as figuras de linguagem! Que paradoxo (ou não?!)!

Filipux (recuperando-se da incoveniência real e passando para uma virtual. Muito obrigado, Pai Natal!)

- disse...

Pensando bem, poderíamos discutir sobre as nobres figuras de linguagem e passar um bom par de tempo analisando-as.

Isso me renderia uma boa grana e, assim, eu sairia do sufoco de ser a mais velha e menos querida das putas (pelo menos, de menos querida).

Putos, avante!

Filipux

- disse...

Filipe, você é a puta que menos se prostituiu, esqueceu?

O Mateus, por exemplo, tem bem mais textos que você. Eu venho em seguida...

Assim, é melhor compreendido essa relação de pagamentos efetuados a Puta Pux!

E daí?

O que os outros têm a ver com isso?

Voltemos as figuras de linguagem e à ideia inicial do texto!

Alfaia

Anônimo disse...

Não, filipux. Você não sabe usar figuras de linguagem...

Rs, obrigado pelo "inconveniente", você foi muito educado.

E Alfaia, não me referi a todos os comentários quando falei em bizarrice.

hehehe, dando uma esquentada por aqui!

abs.

- disse...

Suíços e suíças são bem educados.

Vou ficar uns quatro dias na Cidade Maravilhosa (antonomásia ou é meu breve e pedante conhecimento das figuras de linguagem aparecendo de novo, r.?). Poderemos, assim, nos enfrentar. Blé, mentira, vou em busca de sombra e água fresca.

"Incoveniente" porque tu tens meu e-mail de MSN e não há outro motivo que não seja o de querer bancar o sabido e aparecer como tal para massa aplaudir e pensar que surgiu o salvador da língua portuguesa. E tudo se encaixou perfeitamente: o texto chato, como o Natal; e o comentário incoveniente, como o parente (que normal é bacana) mas que quando bebe se torna incoveniente (i.e. Monsieur r.).

Quanto ao resto: estou (desculpem-me clientes) vazando a tripa (cagando). Não leia mais o que escrevo e vá ouvir Madonna.

Filipux (iwami = yammy).

Anônimo disse...

Eu não o aplaudi.
Mas eu não sou a massa.

Ah, continue vindo aqui esquentar as coisas. É legal isso.


Borba, sem tempo.

Anônimo disse...

Hehehe. Filipux, esqueci que você tinha neuroses quanto a "erros de português". Não se preocupe, isso não quer dizer nada. A gramática é apenas uma tentativa de organização, entendimento...

Mas, pq eu haveria de mandar-te um e-mail comentando sobre o seu post se o blog tem - sim, eu acho que serve para isso - o próprio sistema de comentários?

No caso você confunde a palavra inconveniência com o fato de "ouvir o que não quer". E de certa forma, falar o que o outro não deseja ouvir, é sim uma inconveniência. Alguns chamam de "estar desmascarado", outros, de "não ter papas na língua", outros de "ser sincero", alguns de "falar o que pensa"... enfim, a mim não faz qualquer diferença. A você também não deveria fazer.

E no seu último comentário você mente ao dizer que mente.

Poft!

;)

Nos vemos...

- disse...

Gostei!
Eu acho que sou vôiér! (eu coloquei assim porque não sei ecrever o termo em francês!)

2006 tá chegando, e em Rondônia, como tudo nessa vida. chegará duas horas atrasado!

Blé!

Alfaia

Anônimo disse...

Vixiii

Eu, mera mortal, nem vou entrar nessa discussão. Tá bonito, hein?

Falo nada...

Aliás, falo sim: Atualiza, porra!!

=D

Kisses for U guys!