terça-feira, junho 20, 2006

E eu só queria morrer agora.

Morrer talvez não no sentido literal, que seria, de algum modo, ação. Morrer metafisicamente e, por isso, verdadeiramente.

Eu só queria ficar no computador comendo rapadura que não me deixará gordo, com meu coração batendo descompassado como ele faz às vezes, meus poros exalando sebo e as bactérias me decompondo as células mortas. Eu, uma massa orgânica de cuja superfície vão crescendo cabelos feito carne num moedor.

Isso é morrer. E, para quem não quiser acreditar eu ainda posso ser mais específico.

O ponto aqui, e é justamente o que me faz perder o tempo que eu devereria estar morrendo para, então, explicá-lo a vocês, é o seguinte:

A vida é um labirinto.

Okay, se você entendeu o aforismo, está dispensado. Os demais, ajoelhem-se e sentem-se sobre os calcanhares.

Classifiquemos todas as ações em dois grupos: criativas e destrutivas. Criação é o desejo de crescer, viver e melhorar, adaptar-se, etc. Destruição é o desejo de verter, morrer e ausentar-se, esquivar-se e adaptar o mundo à si.

Ambos são naturais e necessários, mas se cumpre entendê-los. Quando o caminho está livre, andamos. Este é o análogo à Criação. É quando se aprende línguas, se constrói casas, se cuida do corpo, aprende... Dói, cansa, prende.

Quando, entretanto, no labirinto da vida, adentramos um beco sem saída... O que fazer? Há se de voltar atrás — a Vertigem. É desleixo, é descaso, desprendimento. Dá prazer, é relaxante, liberta.

Esta última, como tudo, deve ser bem dosada. Até porque não existem becos sem saída, embora não haja tanto mal assim numa recaída pequena, sendo esse o nosso reflexo natural. Afinal, você nunca teve a vontade de simplesmente deixar de existir? E, entrementes, é tão ruim assim?

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu queria morrer era fisicamente mesmo...

Dizem que a metafísica nada mais é do que uma gripe ou uma barra de chocolate...

Anônimo disse...

tenho vontade
de deixar de existir,
mas me parece assustador, n
poder fazer nada, pq a morte
como o próprio nome diz, nos anula,
n existe mais atos, n existe outra vida,
um caminho sem volta, sem necessidades.
É tão surreal se imaginar assim.


[]'s
se cuide.

Alfaia disse...

Deixar de existir em todos os sentidos.
TODOS!
Se é ruim ou não, só uma barra de chocolate agora pra constatar. :]

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Queria sumir do mapa, mas morrer...
muito trágico.
é melhor siar desse gótico vital.
mas morrer é umc aminho natural, entãod eixe que simplesmente aconteça...

;)

Anônimo disse...

Parabéns pro blog! e pelo blog! =)