sábado, dezembro 23, 2006

Paciência

Uma profissão linda que sempre a deixou inquieta e extasiada era a dos coladores de vale-transporte em folhas velhas de jornal.

Ficava o tempo todo parada no assento plástico do ônibus, a olhar fixamente e reparar na calma, no carinho e na paciência com que aqueles homens exerciam seu árduo trabalho. E ainda tinham que agüentar o calor, disfarçados de cobradores. Vê se pode! Muito mais bonito era o sereno trabalho de esticar - desdobrar - desamassar - organizar - arrumar - colar - apertar - secar - dobrar e tudo mais que aquilo implicava.

Um caso atípico o dela, que tinha raiva desses cartões de meia-passagem estudantil.

8 comentários:

Borba disse...

e o agora o texto me parece (talvez) inacabado.

Alfaia disse...

tu precisa ler então "uma aprendizagem ou o livro dos prazeres", da Clarice.
simplesmente, uma completa e ótima sensação de vazio que o livro me deu.

mas o teu texto tá ótimo assim: completo.

Juliana Marchioretto disse...

eu gostei, sim..

e parece uma daquelas histórias, como tantas, de pessoas que fazem não-sei-o-que como ninguém... bem contado.

beijo

Anônimo disse...

texto que gerou comentários a quilômetros de distância, entre três "feristas" (vem de férias, hehe), num certo bar do seu joão, tomando uma Sol. :D

Anônimo disse...

Interstício para o fim?
Uma mulher sente-se (lembrando ser o uso da próclise facultativo nesse caso)atordoada ao ver um cego mascando chiclete em uma das paradas de sua condução!
A mim , familiar me parece, o uso do ônibus ,como cenário especulativo de pessoas nostálgicas, o meio ideal de excentricidades!


Filipe ( com i), tenho certeza que sua cadeira na ABL está a esperá-lo! E digo mais, eu ,Mariana Castriota, menina comum com seus 18 anos, amante de livros nada clichês ,apesar de eu ser clichê, aguardo ansiosamente pela publicação de seus livros!


Explicações:
Não sei por qual motivo cai na sua página de orkut ( pode me chamar de puta, se quiser)!Admirada com o modo como escreve ,entrei( vulgo conhecido como intrusa) no seu blog! Perdão pela forma abrupta de invadir essa página digna de pessoas com um intelecto acima do meu , no caso VOCÊ!Era resistir a tentação de fulgor que isto aqui tem deixar de comentar!
( também tenho overdose de vírgulas)


Atenciosamente , sua talvez (possível) fã!

Alexandre Lucio Fernandes disse...

Era uma vida ingrata né...
Observar a paciência ao faze isso.

Parece coisas de pessoas que não tem anda a fazer hehe

:P

Paloma disse...

adorei!

Anônimo disse...

"...como se meio pagamento fossem, mais pareciam um insulto ao mosaico de peregrinações diárias minuciosamente arquitetado..."