quinta-feira, agosto 04, 2005


Manifestações de burrice

Hoje eu assisti uma série de vídeos intitulados "A20", que mostravam manifestantes em São Paulo protestando basicamente contra a Alca (me lembrou bem alguns vídeos do Rage Against the Machine, que sempre mostravam o incendiário Zack de La Rocha incitando o público contra o imperialismo). O foco dos vídeos era na violência da polícia que covardemente partia pra cima dos manifestantes, que indefesos, coitados, sofriam.
Bem, a questão não é essa. Rage Against the Machine é uma das minhas bandas preferidas, e eu não sou contra nenhum tipo de manifestação pacífica, mas se você for perguntar pra todos os manifestantes que ali estavam “o que é a Alca ?”, grande parte deles não saberia responder. Alguns manifestantes falaram frente à câmera, provando a minha tese. Me fizeram rir.
Outros apareciam chamando os policiais de "fascistas" (provavelmente também não sabem do que ser trata ser fascista). Um homem de quase 2 metros, com uma faixa escondendo o rosto e uma camisa do Che Guevara disse que estava no canto dele sem fazer nada, quando um policial apareceu com seu cacetete e lhe aplicou um golpe nas costas. Mas pra que a faixa no rosto? Pra não ser identificado como saco de pancadas? Geralmente, quem se esconde alguma coisa fez de errado.
Por favor, não me entendam mal, mas, antes de tudo, vamos ser menos hipócritas e parar de fingir que a culpa é da polícia (eu não sei se é porque o meu pai é um policial militar, mas eu acredito que ainda existem homens honestos na corporação policial), ou do imperialismo, da Coca Cola ou do americano. O brasileiro normal, em geral é burro e acomodado. Eu por exemplo sou um. Isso já basta pra justificar os nossos problemas.
Eu só não gosto de generalizações. Sei que ali existiam manifestantes que realmente se importam com a camisa que vestem, o que dá sentido à passeata, assim como policiais com certeza abusaram do poder e bateram em gente que não fazia nada de errado.Mas a violência ocorreu de ambas as partes.
Então, antes de tudo, lutai-vos contra a hipocrisia.

Borba

3 comentários:

- disse...

É o mesmo em relação à política. Não se sabe o que deputados federais, estaduais, senadores e até mesmo prefeitos fazem. Acredite, perguntaram-me a função de cada um hoje.

Ótimo texto.

Filipux

Anônimo disse...

Er... Não entendi muita coisa (maldita academia).

Brasileiro não é tão ruim não.

thiago (tos)c(o)

Anônimo disse...

se tivesse escrito somente essa passagem "O brasileiro normal, em geral é burro e acomodado. Eu por exemplo sou um. Isso já basta pra justificar os nossos problemas." teria sido suficiente.